sexta-feira, 14 de maio de 2010

Portal do Professor

Professores no portal do professor você encontra links, cursos e materiais interessantes para ampliar seus conhecimentos. Acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

quarta-feira, 12 de maio de 2010

E.M.E.F. MARCÍLIO DIAS COMEMOROU O DIA DAS MÃES COM A INAUGURAÇÃO DO SEU GINÁSIO ESPORTIVO

No dia 08 de maio no turno da tarde todos os alunos da E.M.E.F. Marcílio Dias de São José da Glória, reuniram-se com toda comunidade local e regional para festejar o dia das Mães e realizar a inauguração do seu ginásio esportivo.
A programação teve início com o desenlace da fita inaugural pelas senhores: Paulo L. Godoi , Prefeito Municipal, Nilvo Royer presidente da Câmara de Vereadores. Jane Rodrigues Escher secretária Muncipal de Educação Cultura, Desporto e Turismo, Casemiro Seelig diretor da escola, Carmo Ulrich presidente do CPM da escola, e o Sr. Eugênio Kohlrausch representando a família e sucessores de Balduíno Kohlrausch, nome este dado ao ginásio. Logo após foi composta a comissão de honra formada por: Excelentíssimo Sr. Prefeito municipal Paulo L. Godoi, presidente da Câmara Municipal de Veradores Sr. Nilvo Royer, Secretária da SMECDT Jane Escher, Secretário Municipal de Administração e fazenda Paulo Castelar Alflen, Diretor da escola Professor Casemiro Seelig, Presidente do CPM Carmo Ulrich e o Senhor Jairo Kohlrausch representando a família Kohlrausch. Também prestigiaram o evento as seguintes autoridades: Edison Tovar Pires-Secretário da Agricultura, Viviane Barth Meazza- Secretária da Saúde e Assistência Social, Jeruza Menegaz- Secretária Municipal do Meio Ambiente, Jorge Berwig- Chefe de gabinete e a Senhora Vera Domingues- gerente das cidades e outros. Antecedendo os pronunciamentos das autoridades a Srª Delci Gnich, representando o Pastor Edson Koren da IECLB, deixou sua mensagem através de uma mensagem bíblica.
O diretor da escola professor Casemiro Seelig, falou em nome do CPM, professores, alunos e comunidade local, enfatizou na sua colocação do privilégio da comunidade de S.J.G. e região em poder inaugurar este ginásio que estava sendo esperado a muito tempo, e graças ao esforço de algumas autoridades locais e da administração municipal concretizou-se, e está a disposição de todos. Agradeceu a todas as pessoas que de uma forma ou de outra colaboraram para que esta obra fosse realizada. Destacou também da importância das práticas esportivas para uma vida mais saudável, com menos preocupação para os pais. O Sr. Jairo Kohlrausch, agradeceu a homenagem dada a família e parabenizou a comunidade pela conquista colocando que esta obra ajuda a elevar a auto estiva dos moradores desta região. Após usou da palavra o Sr.Paulo Castelar Alflen que enfatizou do empenho da administração em recuperar os recursos e atualizar os tributos da prefeitura já que estava em débitos com vários tributos fiscais. Parabenizou a comunidade pela conquista.
Encerrando o Prefeito Municipal Sr. Paulo L. Godoi parabenizou a comunidade pela conquista e destacou o empenho do Sr. Carmo Ulrich e Casemiro Seelig que não mediram esforços para que esta obra se realizasse, parabenizando as mães pelo seu dia. Em seguida foi realizado o descerramento oficial da placa com o nome do ginásio que passará a se chamar Ginásio Balduíno Kohlrausch pelas autoridades já citadas e pelos quatro filhos, Sr. Eugênio, Balduíno, Lauro e Romeo e seus familiares. Em seguida os alunos colocaram-se em posição de sentido para entoar o Hino da escola, o qual tem a letra de autoria dos professores Casemiro Seelig e Juarez Fischer e música de Juarez Fischer e arranjos musicais de Leandro Ruphental e grupo Só Alegria.
O lançamento do hino foi acompanhado pelos alunos e comunidade presente, com projeção de fatos no telão com atividades que vem sendo realizada na escola no ano de 2010 de acordo com o projeto Escola Marcílio Dias direcionando ações para o bem comum.
Em seguida, passou-se para as homenagens as mães. As séries finais com o canto “ Aqui é seu lugar” ensaiado nas oficinas de canto com o professor Juarez; música mulheres com m grupo de alunos acompanhados pela gaita e pelos violões.
Dando seqüência, os alunos homenagearam as mães com mensagem no telão.
Após foi apresentado e interpretada a música Pequena Eva. Este trabalho está sendo realizado através do projeto sobre o meio ambiente com o tema Adote uma fonte, economizado água potável.
No dia das mães, podemos prestar uma merecida homenagem àquela que nos deu e proporciona a vida na terra: A MÃE NATUREZA.
As séries iniciais cantaram a música “Amizade” a qual foi acompanhada por um som instrumental e coreografia dos próprios alunos.
A aluna Fernanda dos Santos, representando a Cooperativa Escolar União e Trabalho da escola, também leu uma mensagem as mães.
O grupo de Danças Folclóricas Alemãs da escola apresentou as seguintes músicas com o professor Mauri Schumann: Stern Poka, Hack und Zeh;
Encerrando a sua apresentação fizeram a dança da integração, onde cada aluno dançou com sua mãe.
Em seguida foi realizada a atividade esportiva a qual contava de cobranças de pênaltis por parte das representantes das entidades convidadas onde os alunos venderam cartelas para arrecadar recursos para o CPM. Quarenta e seis entidades participaram e os grandes ganhadores foram Maros Petry e Lucas Henrique Luersen com 25 acertos.
Após foi realizado o sorteio da rifa em benefício do CPM onde os ganhadores já foram divulgados anteriormente.
Enquanto as mães saboriaram um gostoso chá no pavilhão da Comunidade Evangélica o time de pais disputaram um jogo contra o time da prefeitura municipal.
Foi servido cachorro quente para todos os presentes no evento doado pelo Sr. Jairo Kohlrausch.
Sem dúvida foi uma tarde cheia de atividades a qual agradecemos a todos que colaboraram para o bom êxito do evento.

Festa na Marcílio Dias - o8-05-2010

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PROGRAMAÇÃO DA INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO E CHÁ EM HOMENAGEM ÀS MÃES, FOI UM SUCESSO!

Para quem presenciou o evento da Inauguração do Ginásio da Escola, e as homenagens para às Mães e demais atividades promovidas na tarde de sábado, dia 08 de maio, teve momentos de muita emoção e motivos de festejar!!!
Nesta tarde, foi realizada também o sorteio da Rifa em benefício ao Círculo de Pais e Mestres da Escola, onde já de imediato queremos divulgar através deste meio de comunicação.
RIFA EM BENEFÍCIO AO CPM DA E.M.E.F. MARCÍLIO DIAS
SÃO JOSÉ DA GLÓRIA – VICTOR GRAEFF

Valor do Número: R$ 2,00
Data sorteio: No chá do Dia das Mães

1º Prêmio: 01 Novilha com 1 ano e 6 meses, coberta, raça Holandesa (Ivan Hauenstein)
2º Prêmio: 01 Jogo de Panelas Inox 6 peças com tampa
3º Prêmio: 01 Bomba de chimarrão de prata
4º Prêmio: 01 Jogo de lençóis
5º Prêmio: 01 Sanduícheira Elétrica
6º Prêmio: 01 Porco de aproximadamente 30 kg
7º Prêmio: 01 Ferro Elétrico
8º Prêmio: 01 Balança de Cozinha
9º Prêmio: 01 Par de Chinelos Bordados
10º Prêmio: 01 Faqueiro 24 peças
11º Prêmio: 01 Jogo de Tapetes de Crochê
12º Prêmio: 01 Térmica Chimarrita
13º Prêmio: 01 Cesto de roupas
14º Prêmio: 01 Toalha de Rosto bordada com fita
GANHADORES

1º Irani Baumgratz nº 849
2º Irena De Walle nº 296
3º Lory Maria dos Santos nº 712
4º Marilange Follmer nº 1262
5º Ervina Martins nº 468
6º Eraci Camargo dos Santos nº 286
7º Fabíola Soares Rodrigues nº 345
8º Carmo Ulrich nº 1402
9º Cauane(Lisandra Schmidt) nº 27
10º Ivone Sossmeier nº 1068
11º Evaldo Finger nº 999
12ª Clademir Bueno nº 808
13ª Ernice Mattes nº 1177
14º Leandro dos Santos nº 965
Aproveitamos a oportunidade de agradecer a todos os pais e professores pela contribuição na doação dos prêmios e venda de números.
Aguardem pela divulgação de mais detalhes do evento!!!!!! Texto, fotos, e ganhador das apostas da atividade esportiva!!!!

Marcílio Dias participa do Projeto Escola no Campo


No dia 07 de maio de 2010 aconteceu nas dependências da Expodireto Cotrijal um encontro com os professores das áreas de ciências das escolas municipais e estaduais. Esse encontro tinha como objetivo apresentar a nova cartilha do projeto escola no campo que será trabalhado com as 5ª séries do ensino fundamental em todas as escolas parceiras. A professora Alana Kuhn esteve lá representando a escola Marcílio Dias, pois é a responsável pelo desenvolvimento do projeto.