quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PROJETO PEQUENOS VIGILANTES


Alunos de 4ª e 5 ª séries da E.M.E.F. Marcílio Dias participaram do Projeto Pequenos Vigilantes promovido pela Secretaria de Saúde de Victor Graeff . Cada aluno recebeu um Kit contendo 01 sacola, 01 boné e 01 camiseta. Durante o projeto os alunos tiveram palestras com os agentes de saúde do município sobre o trabalho de vigilância: - Vigilância Ambiental, -Vigilância Sanitária, -Vigilância Epidemiológica e Alimentação Saudável...
Para encerrar nesta quinta-feira dia 28/10 os alunos fizeram um passeio visitando estabelecimentos comerciais de Victor Graeff para por em prática seus conhecimentos adquiridos durante o projeto.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DA E.M.E.F. MARCÍLIO DIAS PARTICIPARAM DE PALESTRA EM VICTOR GRAEFF


No dia 25 de Outubro os alunos de 5ª á 8ª séries da E.M.E.F. Marcílio Dias, juntamente com seus professores e todos alunos das séries finais de Victor Graeff de Não-Me-Toque e Tio Hugo, tiveram uma excelente palestra com o comunicador da RBS TV, Manuel Soares, com o tema “ Crack nem Pensar”, no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Victor Graeff, sendo uma promoção das SMECDT dos três municípios e Secretarias de Ação Social e Ministério Público de Não-Me-Toque, em comemoração do “ECA 20 Anos de Histórias, Conquistas e Desafios”.
O palestrante foi muito feliz na sua explanação e falou numa linguagem acessível aos jovens adolescentes de como evitar que este mal atinja os estudantes e que cada um torne-se um soldado em defesa deste mal que está cada vez mais próximo das pequenas cidades, matando e estragando a vida de muitos jovens bem como, desestruturando muitas famílias. Ficou bem claro que não existe um exemplo que o consumidor de crack foi beneficiado ou trouxe melhoria de vida para a sua família. Só desgraça. Mesmo assim ainda existem adolescentes que querem contrariar seus pais e professores e entram na conversa dos traficantes que normalmente não consomem, só vendem para ganhar dinheiro.
No final todos aplaudiram de pé o palestrante e mesmo assim alguns alunos fizeram de conta que esse assunto não interessa a eles e a sua família que por desinformação não dialogam em família o que é muito propício para que esse mal se manifeste em nosso meio cada vez mais.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

VIII Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ulbra

Professores da E.M.E.F. Marcílio Dias participaram do VIII Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ulbra, em Carazinho, na noite de 20/10 foram apresentados os trabalhos para o Reitor da Universidade, professores, alunos e participantes do projeto na Ulbra Carazinho. Haviam mais de duzentos trabalhos inscritos e entre eles classificaram-se os trabalhos da Marcílio Dias, foram estes:

PÔSTER:
Tema: “ Economize água potável, adotando uma fonte”.
Professores: Casemiro Seelig, Dirce Kronbauer, Rosane Eberhardt e Susane Ulrich.

Tema: “ Ecologia do Saber”.
Professores: Alana Kuhn, Casemiro Seelig, Marlise S.Rodrigues e Susane Ulrich.

ARTIGO:
Tema: “ Escola Marcílio Dias, direcionando ações para o bem comum”.
Professores: Casemiro Seelig, Marlise S.Rosrigues e Susane Ulrich.

Com esses trabalhos os professores tiveram oportunidade de mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na nossa escola juntamente com o Programa “ A União Faz a Vida” , alunos e o Círculo de Pais e Mestres, na área de ecologia e preservação ambiental. Também foram classificados trabalhos da E.M.E.F. Leonel de Moura Brizola, todos os trabalhos foram muito elogiados por todos os presentes.