quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ESCOLA MARCÍLIO DIAS PARTICIPA DO ATO CÍVICO EM VICTOR GRAEFF

A comemoração da “ Semana da Pátria” é indispensável na escola, pois proporciona a oportunidade de formar na criança e adolescente o conceito de Pátria, despertar o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
Na manhã de 04 de setembro de 2010, professores e alunos da escola participaram da hora cívica para comemorar a semana da pátria no ginásio municipal de esportes de Victor Graeff.
Inicialmente em posição de sentido, foi entoado o hino nacional, acompanhado pela Banda La Salle.
Logo após os alunos das séries finais apresentaram a dança EVA em seguida declamaram uma poesia “PÁTRIA E A NATUREZA¨.
Breve relato da apresentação que foi lido antes de iniciar a dança:
Tendo em vista a preocupação crescente que todo o ser humano de bom senso tem em relação a destruição contra a natureza houvemos por bem fazermos a nossa parte como educadores. E neste caso, é primordial que façamos com que o aluno se sinta peça importante nesse processo de preservação da Natureza. Para reforçar este trabalho o compromisso que temos, apresentamos a música “Eva” que trata tão bem desta angústia causada pelo problema da degradação da natureza.
Também tivemos a oportunidade de prestigiar as demais apresentações cívicas das outras escolas municipais, Apae e estadual do município de Victor Graeff.

E.M.E.F. Marcílio Dias, participando da Gincana Estadual do Sesc

Este ano pela 1ª vez a Escola Marcílio Dias juntamente com pais, professores, funcionárias e alunos participaram da Gincana do Sesc.
Nossa equipe escolheu como mascote o Castor e o nome: ESCOLA MARCÍLIO DIAS – Sorrindo com o Castor todos os Dias. Durante o mês de agosto os alunos foram desenvolvendo as diversas tarefas como: exercícios de respiração, criação do Mascote, criação de uma maquete sobre o sistema respiratório entre outras, todas as inúmeras tarefas foram apresentadas para o comissão julgadora no dia 1º de setembro.
Entre as atividades destacou-se a paródia da música Vira-Vira dos Mamonas Assassinas que passou a chamar-se de Roda da Vida que foi cantada com coreografia por todos alunos da escola com muito entusiasmo e com uma belíssima afinação.
Também a atividade “Saco de Vento” foi uma atividade onde a equipe criou uma brincadeira sobre a anemia. Resumindo era uma corrida do saco de uma forma diferente, mostrando o que acontece dentro do nosso corpo quando falta o ferro. Os elementos para esta brincadeira eram o ferro, oxigênio, gás carbônico, pulmão, o corpo e os alimentos ricos em vitamina c. O principal desafio era a criatividade da equipe em fazer uma brincadeira utilizando todos os elementos citados anteriormente.
Outra atividade muito apreciada foi o “lanche de fibra” onde a merendeira da escola Silvane Arnt elaborou uma receita rica em fibras e cereais a qual foi degustada por todos alunos e professores, denominada “Pizza Natural”.
Nossa equipe teve muita satisfação em participar da gincana, realizamos todas as tarefas pois trouxeram várias informações importantes para o nosso dia-a-dia, combinadas com o tema Respirando Saúde!