sexta-feira, 2 de julho de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educar as novas gerações, conscientizando-as da esgotabilidade dos recursos naturais e da responsabilidade que cada um tem em zelar pelo meio que vive, é uma preocupação constante da EMEF Marcílio Dias, de São José da Glória- Victor Graeff, que neste ano com o sub-tema “Adote uma fonte e economize água potável”, está desenvolvendo inúmeros trabalhos que envolve toda a comunidade escolar. Os trabalhos iniciaram no iníco do ano letivo, com a escolha da fonte na propriedade de seu Alcedino Hunoff, seguido de orientação da Secretaria do Meio Ambiente, foram efetivadas limpezas ao redor da fonte com a ajuda dos pais, e plantadas mudas de árvores nativas pelos alunos das séries finais, os alunos das séries iniciais, realizam o trabalho de cuidar, no dia 1º de julho, colocaram estacas e firmaram as mudas para melhor se desenvolverem. "Com esta iniciativa, entendemos que a Educação Ambiental, deve acontecer na prática, e que esta, quando vivenciada, torna-se um aprendizado significativo", diz o Diretor Casemiro Seelig.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

TRABALHOS DA COPA DO MUNDO 2010

Desde o início da Copa, alunos e professores da EMEF Marcílio Dias, desenvolveram inúmeros trabalhos de pesquisa relacionados ao tema, nesta quarta-feira, dia 30 de junho, os alunos das séries finais realizaram as apresentações dos mesmos, num ambiente decorado especialmente para este período, onde os noticiários estão ligados ao evento. As apresentações foram muito significativas: foram confeccionadas as bandeiras da Nações que participaram da Copa, aspectos importantes como: capitais, Língua oficial, IDH, Economia ...; Continente Africano: Apartheit, Nelson Mandela, tradução de músicas da Copa, belezas naturais...; Um gol pela educação, Patrocinadores, Mascotes e bolas das Copas; Biografia dos Jogadores da Seleção Brasileira; Regras do Futebol, Anotações dos resultados dos Jogos de cada grupo, e classificação das seleções até as quartas de finais... Considera-se que esta interação possui um papel determinante, na busca e construção do conhecimento, dentro de um contexto significativo. Parabéns a todos, e o próximo desafio será uma gincana semana que vem. E estamos torcendo pela nossa Seleção, BRASIIIL!!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Festa Junina da E.M.E.F. Marcílio Dias foi um sucesso



Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias de São José da Glória-VG, festejou sua festa junina no dia 25 de junho.
A festa junina figura no calendário escolar da nossa escola como um dos melhores estímulos para a integração da comunidade escolar. Além dos valores educativos esta festa favorece com bons resultados, captação de recursos financeiros para a Cooperativa Escolar .
A organização foi elaborada com um mês de antecedência, preparação da decoração, convites, distribuição das tarefas e também foi providenciado números divertidos para as apresentações.
A festa teve a participação dos alunos, professores e pais, também prestigiaram a festa a Secretária da Educação Jane E. Rodrigues e Assessora Pedagógica Sofia W.Roessler.
No pátio escolar foram organizadas diferentes barraquinhas: pescaria; cadeia; adivinhações, correio elegante e barraquinha da alimentação, também teve casamento caipira, dança da quadrilha e dança das cadeiras cooperativas e brincadeiras juninas entre elas: corrida do milho e chute no pneu. Os alunos e professores estavam com um figurino adequado para a festança junina e as atividades proporcionadas foram de grande agrado para todos.
Através desta festa junina pode se propiciar aos alunos várias oportunidades de vivência democrática. Solicitou-se a participação dos alunos nos preparativos, acatando suas ideias e prestigiando suas colaborações.
Somente através da prática os alunos irão compreendendo a necessidade de respeitar os direitos dos outros e fazer valer os seus, de cumprir seus deveres, colaborando com o grupo para se conseguir uma convivência justa, harmoniosa, base para o exercício da cidadania.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Durante a semana de 28 de junho a 02 de julho,os professores das séries finais estarão participando do Encontro de Capacitação "Projeto Lições do Rio Grande" oferecido pela 39ª CRE, realizado na UPF Campus Carazinho.O referido projeto objetiva uma nova concepção de currículo, voltado para o mundo globalizado, tecnologicamente desenvolvido.De segunda a quarta feira, estarão participando os professores das àreas de Ciências, Geografia e História, de quinta a sábado será a vez das áreas de Ed. Física, Artes, Matemática e Língua Portuguesa. Sucesso e bom proveito a todos.