quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A E.M.E.F. MARCÍLIO DIAS COLHE O QUE PLANTA

A Escola Marcílio Dias vem colhendo muitos frutos, tanto na parte educacional como em sua horta escolar, através de uma área de terra doada pelo Sr. Romeu Kohlrausch a escola desenvolve um trabalho em parceria com o CPM. A maioria das verduras consumidas na merenda escolar são colhidas na horta da escola, como: cenoura, brócolis, alface, rúcula, pepino, cebola, ervilha, beterraba, batatinha, mandioca entre outros.
A horta é irrigada com água que vem de uma nascente na propriedade do Sr. Alcedino Hunoff, através do projeto “ A União Faz A Vida” em parceria com o CPM e parceiros como Cotrijal, Sicredi, Emater, Corsan e Secretarias do Meio Ambiente, Agricultura e comunidade local.
A água vem por gravidade e não tem custos, é usada também para lavar calçadas, o Ginásio da escola e também está em projeto usar esta água nas descargas dos banheiros, ressaltou o diretor da escola professor Casemiro Seelig.

IIª Mostra do Conhecimento e Meio Ambiente de Victor Graeff

No dia 19-11-10, alunos e professores da E.M.E.F. Marcílio Dias, participaram da Mostra sobre o tema do Projeto Evolução e Diversidade com Participação do Observatório Bioastronômico Cosmos de Santa Maria/RS sendo “2010 o Ano Internacional da Biodiversidade”.
A programação foi a seguinte:
Palestra Show Evolução e Diversidade; onde foi mostrado a origem do ser humano, bem como as evoluções e transformações que cada espécie, teve desde o período paleontológico até os dias de hoje. Em seguida foram realizadas oficinas de Educação Ambiental, onde ficou bem claro que o consumo de água e o desperdício é muito exagerado e que precisa ser controlado imediatamente bem como o exagero de lixo que é produzido e jogado no meio ambiente. Encerrando foi visitado a Exposição Científica com explicações sobre cada estante visitado.
Casemiro Seelig- Diretor