sexta-feira, 2 de setembro de 2011

HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS NA PRAÇA EM VICTOR GRAEFF

Alunos de 1º ano a 8ª série participaram no dia de hoje do hasteamento das bandeiras na praça em Victor Graeff juntamente com o CTG Galdino Marques e Assistência Social, após alunos da 7ª e 8ª séries fizeram uma apresentação para os presentes com uma coreografia da música “Elegia pela terra ferida”, música de autoria do Padre Zezinho, que fala sobre o desmatamento e destruição do nosso planeta. Antes de retornarem para as atividades escolares os alunos foram conhecer a academia ao ar livre que fica ao lado da prefeitura municipal.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DE COMBATE AO TABAGISMO


O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de combate ao Tabagismo e a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social esteve realizando um trabalho de conscientização dos males causados pelo cigarro com os alunos de 1º ano à 8ª séries na E.M.E.F. Marcílio Dias no dia 30 de agosto, através das funcionárias Cristiane Savaditzky e Patrícia Mello. Os alunos assistiram vídeos e tiveram a oportunidade de ouvir e debater sobre este assunto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PARTICIPAÇÃO DA E.M.E.F. MARCÍLIO DIAS NA 6ª JORNADINHA NACIONAL DE LITERATURA EM PASSO FUNDO

A E.M.E.F. Marcílio Dias da localidade de São José da Glória, município de Victor Graeff participou da 6ª Jornadinha, realizada no dia 25.08.11, promovida pela Universidade de Passo Fundo. O tema da jornada deste ano foi “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias.”
A Jornadinha Nacional de Literatura começa bem antes dos encontros entre autores e leitores. Na sala de aula os professores e alunos começam a conhecer os escritores e suas respectivas obras ao participarem da Pré-jornadinha.
O trabalho com as séries finais foi direcionado ao escritor Ricardo Azevedo, os alunos leram a obra “ Contos de Espanto e alumbramento” e realizaram apresentações na escola.
Pela parte da manhã os alunos tiveram a oportunidade de assistir diversos espetáculos artísticos, teatros mágicos e schouws musicais e o momento de encontro com o escritor “ Ricardo Azevedo”, que contou sua história e como ele começou sua caminhada literária produtiva. Em sua fala ressaltou que desenvolveu ao longo de sua formação uma admiração pela cultura popular, por isso sua preferência por obras direcionadas para esse tema.
Pela parte da tarde os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a fala de outros escritores : Cláudio Fragata, Rodrigo Lacerda, Telma Guimarães, Sérgio Capparelli, Cristopher Kastensmidt, cada um falando sua história e suas principais obras, todos eles incentivando os alunos para a prática diária da leitura e escrita.
Durante o evento os alunos fizeram visitação, as exposições de livros e também adquiriram algumas obras de sua preferência.
A vida é feita de momentos, nós professores e alunos curtimos muito essa oportunidade de participar da 6ª Jornadinha Nacional de Literatura! Certamente essa experiência da festa do livro marcou de forma significativa nossas vidas!