quinta-feira, 10 de junho de 2010

Secretaria do Meio Ambiente em Ação na Escola

No dia 10 de junho, a EMEF Marcílio Dias, de São José da Glória - Victor Graeff, teve a participação da Secretária do Meio Ambiente do município, Srª Jeruza Menegaz, juntamente com a Assessora Pedagógica da Secretaria da Educação Profª Sofia Roessler, nas suas atividades alusivas a semana do meio ambiente, palestrou para os alunos de séries finais, enfatizando o trabalho intensivo que a secretaria vem desenvolvendo a nível municipal sobre o recolhimento dos resíduos sólidos na cidade e nas comunidades do interior, orientando para a separação correta dos mesmos. Salientou ainda que a Secretaria possui parcerias para o recolhimento dos lixos tóxicos como: lâmpadas fluorescentes, pilhas alcalinas, baterias de celulares, lixo hospitalar, onde a comunidade será orientada ao destino correto do depósito.
A Secretaria do Meio Ambiente, é parceira da Escola no desenvolvimento dos trabalhos, relacionados ao Sub-Projeto: “Economize água potável, adotando uma fonte” iniciado no início do corrente ano letivo,que visa, recuperar fontes de água, e captar a mesma para reservatório, onde será usada para fins diversos, e assim economizar água potável dos poços artesianos, com esta proposta a Secretária Jerusa, vem acompanhando e orientando no planejamento técnico correto de preservar uma fonte, também contribuindo financeiramente para a efetivação do referido projeto e doando mudas de árvores nativas para o reflorestamento nos arredores da fonte.
Logo após a palestra, direção, professores, alunos e parceiros, realizaram o plantio das mudas de árvores, na fonte da propriedade do Sr. Alcedino Hunoff, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância e cuidado que devemos ter, para com os recursos naturais. É necessário agir, e tentarmos fazer algo que possibilite a garantia e melhoria da qualidade de vida.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

1º Encontro Escolar de Educação Ambiental



No dia 02 de junho de 2010, em comemoração à semana do Meio Ambiente, realizou-se o Iº Encontro Escolar de Educação Ambiental da E.M.E.F. Marcílio Dias, envolvendo direção, professores e alunos das séries iniciais e finais. As pesquisas com temas ambientais, foram lançadas já no início do ano com a divulgação do Projeto “Escola Marcílio Dias, direcionando ações para o bem comum”
O referido encontro foi uma experiência nova, que envolveu diferentes apresentações de Propostas de Pesquisas, para que possamos entender que tudo na Natureza tem alguma relação, compreender que cada semente que plantamos é importante para nossa vida e para vida do Planeta.
Os temas das pesquisas tinham por objetivo mostrar aos alunos que é necessário conhecer o que os cerca para entender melhor a dinâmica do ambiente. Com a intenção, que isso seja o primeiro passo para que os alunos percebam os ciclos da natureza e que as informações obtidas possam ser aplicadas no seu dia a dia. Os trabalhos proporcionaram novas teorias e descobertas, ajudando a reconhecer as ameaças ao meio ambiente e descobrir formas de conservá-lo.
É importante ressaltar, que as pesquisas estavam interligadas aos conteúdos de cada série, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, referentes ao ar, água, solo, fauna e flora.
Os alunos buscaram informações na biblioteca, internet, instituições ligadas ao meio ambiente, fizeram slides e experiências de acordo com o assunto pesquisado, demonstrando para os demais colegas e professores do educandário, e permitindo desenvolver a expressão oral e desinibição.
Percebeu-se que foi um momento bastante válido para que possamos refletir sobre as nossas atitudes em favor da conservação da natureza.