No sábado, dia 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participou oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes foram apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais a nossa preocupação com o aquecimento global.
O objetivo do movimento é conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação e recuperação das matas, florestas e recursos hídricos nacionais como forma de proteção contra as mudanças climáticas, bem como para reduzir emissões de gases do efeito estufa causadas pelo desmatamento.
Esse movimento é de todos nós. Une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para combater os efeitos das mudanças climáticas.
Saiba mais em:
http://www.horadoplaneta.org.br/
Orientando para uma participação crítica, integrada e responsável da realidade.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Hora do Planeta 2010
terça-feira, 6 de abril de 2010
COOPERATIVA ESCOLAR UNIÃO E TRABALHO
Ao longo dos seus 12 anos de atividades, inúmeras e variadas foram as atividades desenvolvidas pelas diversas diretorias que passaram pela Cooperativa Escolar. A Cooperativa vem trabalhando com questões referentes ao meio ambiente, a conscientização dos alunos e comunidade sobre a importância da leitura, viagens educativas.
Por unanimidade, no dia 30 de março, foi eleita a diretoria para o ano de 2010, que ficou assim constituída:
Presidente: Fernanda dos Santos
Vice-Presidente: Fabíola Rodrigues
Tesoureira: Ana Luíza Kronbauer
Vice-Tesoureira: Nathane Worst
Secretária: Alana Musskopp
Vice-Secretário: Jardel Machado
Conselho Fiscal: Luiz Ulrich, Alander Seelig, Lucas Luersen
Suplentes: Émerson dos Santos, Bárbara Drehmer, João Luersen
Entre as metas apresentadas pela diretoria destaca-se: Pintura de amarelinhas na quadra da escola; Rádio Marcilio; Pedido de materiais aos órgãos competentes; Coordenar coleta de sementes e plantio de árvores; Continuar adquirindo livros para a Biblioteca e dar seqüência ao Projeto de Leitura; Intercâmbio com outras escolas; Viagens educativas, recreativas e culturais; Continuar com a reciclagem do lixo; Outras ações que venham a contribuir com o projeto da Escola, de acordo com as necessidades que forem surgindo.
A Escola deseja sucesso para as atividades da Cooperativa!
Prof. Responsável: Fábio Dirings
CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA
No dia 1º de abril, a E.M.E.F. Marcílio Dias realizou a Celebração de Páscoa com todos os alunos, e professores da escola, na Capela Santo Antônio, com a presença do Padre Ivanir Rodichero que ministrou o Culto ecumênico, trazendo na sua mensagem a história bíblica da Morte e Ressurreição de Jesus, explicando de maneira acessível o sofrimento de Cristo durante a crucificação em todas as estações da Via-sacra. Durante a celebração os alunos participaram ativamente com cantos, jograis, teatros apresentações dos símbolos pascais, demonstrando a fé, enriquecendo o verdadeiro espírito cristão. Após, todos receberam doces, representando a doçura do Amor, Esperança e União na vida em família, ofertado pelo Círculo de País e mestres.
Show de Dança no Festival Nacional da Cuca com Linguiça em Victor Graeff
Oficinas E.M.E.F. Marcílio Dias
EDUCAÇÃO COOPERATIVA
Os alunos foram reunidos por série e foram questionados sobre quais as características de um bom líder, também foi lida a mensagem Bambu Chinês e todos tiveram a oportunidade de fazer comentários a respeito da mesma.
Houve debate sobre formas de ver e estar no mundo: Competição e Cooperação. Também ouviram a história da lenda do tangran, logo após foi distribuído as peças para que montassem um quadrado. Os alunos organizados em grupos tiveram que criar um personagem com as peças, inventando uma história relacionada com a importância de uma vida cooperativa.
Depois de realizadas as atividades proporcionadas os educandos escolheram os presidentes de turma e professores regentes que ficou assim constituída:
5ªsérie: Presidente: Lucas Henrique Luersen - João Carlos Luersen-Vice
6ªsérie: Presidente: Michele Caroline Schuster- Matheus Henrique dos Santos - Vice
7ªsérie : Presidente: Ana Luíza Kronbauer- Daniel Eugênio Graff- Vice
8ªsérie Presidente: Cristiele Luana Hauenstein - Carolina S.de Vargas - Vice
Profº regente: Eitor P. Boehm
PALESTRA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A linguagem empregada pela palestrante era de fácil compreensão, sendo que todos se sentiram bem a vontade para fazer perguntas, e tirar dúvidas com relação as refeições e doenças causadas pela má alimentação.
Em sua fala procurou repassar, que uma boa alimentação inclui alimentos variados e em quantidade suficiente, dando preferência a alimentos naturais como: carne, leite, derivados do leite, legumes, verduras, cereais e frutas, evitando o consumo exagerado de alimentos industrializados: refrigerantes, salgadinhos e doces sendo que esses alimentos fazem parte da vida moderna e prejudicam nossa saúde e são causadores de doenças.
A nutricionista se colocou a disposição da escola deixando sugestões e incentivos chamados “10 passos para alimentação saudável, para adolescentes e crianças”.
A palestrante solicitou que cada um fizesse uma análise sobre sua alimentação e verificasse se ela está bem balanceada e de que forma poderá melhorá-la.
INÍCIO DO ANO LETIVO
No primeiro momento, o Diretor, Professor Casemiro Seelig, acolheu a todos calorosamente, desejando boas vindas e demonstrando o quanto valoriza os alunos, professores e funcionárias, proporcionando um clima agradável, de respeito mútuo e confiável. Nesta manhã, também contamos com a presença da Secretária da Educação Profª Jane Escher e a Assessora Pedagógica Profª Sofia L. Roessler, que trouxeram sua mensagem de boas vindas, desejando um ano letivo produtivo de muito trabalho e sucesso.
Conforme avaliação institucional com a comunidade escolar do ano passado, em reunião com os professores, o tema a ser trabalhado neste ano será: “Marcílio Dias direcionando Ações para o bem comum”.
O diretor levou os alunos a observar as transformações feitas durante as férias nas dependências da escola, tais como: melhorias no pátio; pinturas e conclusão da construção do ginásio.
Os educandos foram recebidos com uma acolhida entusiástica, várias dinâmicas foram realizadas entre elas: - dinâmica das virtudes; - brincadeira dos balões e dinâmica cooperativa.
A escola foi reconhecida como local onde todos tem algo de bom a oferecer.
CPM Realiza Reformas
Dia Mundial da Oração
Nesse encontro várias orações, leituras bíblicas, cantos e apresentação dos alunos foram realizados.
Os professores enfatizaram para os alunos que a oração é o nosso encontro pessoal, íntimo, com Deus e nos possibilita satisfazer nossas necessidades, de contar a Ele (Jesus), nosso melhor amigo tudo o que está se passando conosco, o que nos inquieta, nos alegra, e nos entristece.
É o momento de recolhimento, reflexão e alegria, que devemos buscar constantemente.
A oração é um dom de Deus, sinal de aliança e comunhão que faz com que a nossa vida fique fortalecida.
Salientamos que a escola procura sempre valorizar e participar das atividades realizadas pela comunidade direcionando ações ao bem comum.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
PROJETO : “ ESCOLA MARCÍLIO DIAS, DIRECIONANDO AÇÕES PARA O BEM COMUM".
2. Objetivo Geral – Proporcionar à comunidade uma grande diversidade de experiências, possibilitando a participação, para que possam ampliar a forma de ver e pensar as questões relativas ao estudo e assumir de forma autônoma atitudes e valores voltados à proteção e melhoria.
3. Sub-temas:
· Economize água potável adotando uma fonte;
· Meio ambiente e saúde;
· Horta, produção de mudas de árvores nativas, embelezamento;
· Conhecendo e registrando a história da Escola;
· Esportes(Copa do Mundo)
· Exercício da cidadania(eleições).
4. CULMINÂNCIA:
· Recuperação da fonte de água próxima à escola;
· Publicação do livro da História da Escola;
· Exposição dos trabalhos na Feira do Conhecimento;
· Divulgação do Projeto.