quinta-feira, 8 de abril de 2010

Hora do Planeta 2010



No sábado, dia 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participou oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes foram apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais a nossa preocupação com o aquecimento global.
O objetivo do movimento é conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação e recuperação das matas, florestas e recursos hídricos nacionais como forma de proteção contra as mudanças climáticas, bem como para reduzir emissões de gases do efeito estufa causadas pelo desmatamento.
Esse movimento é de todos nós. Une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para combater os efeitos das mudanças climáticas.
Saiba mais em:
http://www.horadoplaneta.org.br/

terça-feira, 6 de abril de 2010

COOPERATIVA ESCOLAR UNIÃO E TRABALHO


A Cooperativa Escolar União e Trabalho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcilio Dias de São José da Glória, Victor Graeff/RS, foi criada em 30 de outubro de 1997. No seu estatuto, está destacado como objetivo principal, a educação e a integração dos alunos do educandário, baseada nos princípios do sistema cooperativo, da solidariedade e do auxílio mútuo, promovendo a defesa dos seus interesses para a vida escolar.
Ao longo dos seus 12 anos de atividades, inúmeras e variadas foram as atividades desenvolvidas pelas diversas diretorias que passaram pela Cooperativa Escolar. A Cooperativa vem trabalhando com questões referentes ao meio ambiente, a conscientização dos alunos e comunidade sobre a importância da leitura, viagens educativas.
Por unanimidade, no dia 30 de março, foi eleita a diretoria para o ano de 2010, que ficou assim constituída:
Presidente: Fernanda dos Santos
Vice-Presidente: Fabíola Rodrigues
Tesoureira: Ana Luíza Kronbauer
Vice-Tesoureira: Nathane Worst
Secretária: Alana Musskopp
Vice-Secretário: Jardel Machado
Conselho Fiscal: Luiz Ulrich, Alander Seelig, Lucas Luersen
Suplentes: Émerson dos Santos, Bárbara Drehmer, João Luersen
Entre as metas apresentadas pela diretoria destaca-se: Pintura de amarelinhas na quadra da escola; Rádio Marcilio; Pedido de materiais aos órgãos competentes; Coordenar coleta de sementes e plantio de árvores; Continuar adquirindo livros para a Biblioteca e dar seqüência ao Projeto de Leitura; Intercâmbio com outras escolas; Viagens educativas, recreativas e culturais; Continuar com a reciclagem do lixo; Outras ações que venham a contribuir com o projeto da Escola, de acordo com as necessidades que forem surgindo.
A Escola deseja sucesso para as atividades da Cooperativa!
Prof. Responsável: Fábio Dirings

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA




No dia 1º de abril, a E.M.E.F. Marcílio Dias realizou a Celebração de Páscoa com todos os alunos, e professores da escola, na Capela Santo Antônio, com a presença do Padre Ivanir Rodichero que ministrou o Culto ecumênico, trazendo na sua mensagem a história bíblica da Morte e Ressurreição de Jesus, explicando de maneira acessível o sofrimento de Cristo durante a crucificação em todas as estações da Via-sacra. Durante a celebração os alunos participaram ativamente com cantos, jograis, teatros apresentações dos símbolos pascais, demonstrando a fé, enriquecendo o verdadeiro espírito cristão. Após, todos receberam doces, representando a doçura do Amor, Esperança e União na vida em família, ofertado pelo Círculo de País e mestres.


Show de Dança no Festival Nacional da Cuca com Linguiça em Victor Graeff


No dia 17 de março o Grupo de Danças da E.M.E.F. Marcílio Dias, abrilhantou com uma belíssima apresentação no Festival Nacional da Cuca com Linguiça, com danças do folclore alemão. Durante a apresentação o público presente interagiu com aplausos no ritmo das músicas. O show foi motivo de registros fotográficos dos visitantes, que elogiaram a iniciativa do Poder Público e da Escola em preservar a cultura germânica dos nossos antepassados.

Oficinas E.M.E.F. Marcílio Dias

A E.M.E.F. Marcílio Dias no ano de 2010, está oferecendo diversas opções de oficinas para as séries finais no turno complementar todas as segundas-feiras como: Tae kwon do, alemão, dança, violão, ed. Física, informática, canto, jogos de mesa, teatro e artes, com o objetivo de desenvolver e ampliar as diferentes áreas do conhecimento através do lúdico. Nesta mesma tarde são oferecidas para as séries iniciais as oficinas de alemão, ed. física, informática, dança, jogos de mesa e artes, oportunizando assim o dia de planejamento para professoras titulares.

EDUCAÇÃO COOPERATIVA


Na manhã de 12 de março de 2010, recebemos a visita da Assessora Pedagógica professora Sofia W.Roessler a fim de fazer um trabalho relacionado a cooperação e liderança.
Os alunos foram reunidos por série e foram questionados sobre quais as características de um bom líder, também foi lida a mensagem Bambu Chinês e todos tiveram a oportunidade de fazer comentários a respeito da mesma.
Houve debate sobre formas de ver e estar no mundo: Competição e Cooperação. Também ouviram a história da lenda do tangran, logo após foi distribuído as peças para que montassem um quadrado. Os alunos organizados em grupos tiveram que criar um personagem com as peças, inventando uma história relacionada com a importância de uma vida cooperativa.
Depois de realizadas as atividades proporcionadas os educandos escolheram os presidentes de turma e professores regentes que ficou assim constituída:

5ªsérie: Presidente: Lucas Henrique Luersen - João Carlos Luersen-Vice

Profª regente : Alana B. Kuhn


6ªsérie: Presidente: Michele Caroline Schuster- Matheus Henrique dos Santos - Vice

Profª regente: Rosane M.D. Eberhardt


7ªsérie : Presidente: Ana Luíza Kronbauer- Daniel Eugênio Graff- Vice

Profº regente: Fábio A. Dirings


8ªsérie Presidente: Cristiele Luana Hauenstein - Carolina S.de Vargas - Vice
Profº regente: Eitor P. Boehm

PALESTRA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


A nutricionista Mariana Cavali realizou no dia 11.03.10 uma palestra envolvendo Direção, professores e alunos da escola, com o objetivo de despertar no educando a importância de ter uma alimentação saudável e equilibrada no dia a dia.
A linguagem empregada pela palestrante era de fácil compreensão, sendo que todos se sentiram bem a vontade para fazer perguntas, e tirar dúvidas com relação as refeições e doenças causadas pela má alimentação.
Em sua fala procurou repassar, que uma boa alimentação inclui alimentos variados e em quantidade suficiente, dando preferência a alimentos naturais como: carne, leite, derivados do leite, legumes, verduras, cereais e frutas, evitando o consumo exagerado de alimentos industrializados: refrigerantes, salgadinhos e doces sendo que esses alimentos fazem parte da vida moderna e prejudicam nossa saúde e são causadores de doenças.
A nutricionista se colocou a disposição da escola deixando sugestões e incentivos chamados “10 passos para alimentação saudável, para adolescentes e crianças”.
A palestrante solicitou que cada um fizesse uma análise sobre sua alimentação e verificasse se ela está bem balanceada e de que forma poderá melhorá-la.

INÍCIO DO ANO LETIVO


No dia 22 de fevereiro de 2010, iniciaram-se as aulas na E.M.E.F Marcílio Dias da localidade de São José da Glória município de Victor Graeff.
No primeiro momento, o Diretor, Professor Casemiro Seelig, acolheu a todos calorosamente, desejando boas vindas e demonstrando o quanto valoriza os alunos, professores e funcionárias, proporcionando um clima agradável, de respeito mútuo e confiável. Nesta manhã, também contamos com a presença da Secretária da Educação Profª Jane Escher e a Assessora Pedagógica Profª Sofia L. Roessler, que trouxeram sua mensagem de boas vindas, desejando um ano letivo produtivo de muito trabalho e sucesso.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o regimento escolar, parte relativa aos direitos e deveres do aluno e tomaram conhecimento do calendário escolar e da mudança do sistema de avaliação trimestral.
Conforme avaliação institucional com a comunidade escolar do ano passado, em reunião com os professores, o tema a ser trabalhado neste ano será: “Marcílio Dias direcionando Ações para o bem comum”.
O diretor levou os alunos a observar as transformações feitas durante as férias nas dependências da escola, tais como: melhorias no pátio; pinturas e conclusão da construção do ginásio.
Os educandos foram recebidos com uma acolhida entusiástica, várias dinâmicas foram realizadas entre elas: - dinâmica das virtudes; - brincadeira dos balões e dinâmica cooperativa.
A escola foi reconhecida como local onde todos tem algo de bom a oferecer.

CPM Realiza Reformas




O Círculo de Pais e Mestres da E.M.E.F. Marcílio Dias, já iniciou suas atividades antes do início das aulas, realizando em conjunto com a Prefeitura Municipal várias reformas no pátio da escola como o calçamento, encercamento com postes e tela nova, colocação de vários brinquedos na praça que está em fase de conclusão, bem como, plantio de árvores e flores. Está previsto também a ampliação de uma sala de aula encostando até o ginásio que será inaugurado em breve. Agradecemos a todos os pais que se disponibilizaram em vir trabalhar voluntariamente e contribuir para as melhorias da Escola.

Dia Mundial da Oração


Na tarde de 05 de março do ano de 2010, os alunos das séries iniciais da E.M.E.F. Marcílio Dias, juntamente com o Diretor da Escola Professor Casemiro Seelig e Professoras: Rosane M.D.Eberhardt, Marlise S.Rodrigues, Lourdes F.Seibt, Zenaide B.W.Seelig, Susane W.Ulrich e secretária da escola Maria Eloísa Luersen à convite da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas(OASE) reuniram-se na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, para celebrar o Dia Mundial de Oração. O tema dado enfoque este ano foi “Tudo o que têm fôlego louve ao Senhor”.
Nesse encontro várias orações, leituras bíblicas, cantos e apresentação dos alunos foram realizados.
Os professores enfatizaram para os alunos que a oração é o nosso encontro pessoal, íntimo, com Deus e nos possibilita satisfazer nossas necessidades, de contar a Ele (Jesus), nosso melhor amigo tudo o que está se passando conosco, o que nos inquieta, nos alegra, e nos entristece.
É o momento de recolhimento, reflexão e alegria, que devemos buscar constantemente.
A oração é um dom de Deus, sinal de aliança e comunhão que faz com que a nossa vida fique fortalecida.
Salientamos que a escola procura sempre valorizar e participar das atividades realizadas pela comunidade direcionando ações ao bem comum.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PROJETO : “ ESCOLA MARCÍLIO DIAS, DIRECIONANDO AÇÕES PARA O BEM COMUM".

1. Justificativa: A comunidade escolar, sentindo a necessidade de desenvolver um trabalho voltado aos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais, para o ano de 2010, propõe o Tema: “ Escola Marcílio Dias, direcionando ações para o bem comum”; o qual visa a sensibilização para mudança de hábitos e atitudes que favoreçam mutuamente a todos os envolvidos. Através da efetivação deste projeto faz-se necessário fortalecer as práticas de convivência, de investigação, de pesquisa, de estudos dirigidos para gerar significativa aprendizagem.


2. Objetivo Geral – Proporcionar à comunidade uma grande diversidade de experiências, possibilitando a participação, para que possam ampliar a forma de ver e pensar as questões relativas ao estudo e assumir de forma autônoma atitudes e valores voltados à proteção e melhoria.



3. Sub-temas:

· Economize água potável adotando uma fonte;
· Meio ambiente e saúde;
· Horta, produção de mudas de árvores nativas, embelezamento;
· Conhecendo e registrando a história da Escola;
· Esportes(Copa do Mundo)
· Exercício da cidadania(eleições).

4. CULMINÂNCIA:

· Recuperação da fonte de água próxima à escola;
· Publicação do livro da História da Escola;
· Exposição dos trabalhos na Feira do Conhecimento;
· Divulgação do Projeto.