sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aula de História


            A turma do 6º ano, da EMEF Marcílio Dias, orientados pelo professor Fábio, na disciplina de História, desenvolveu um Projeto Cooperativo, o qual foi denominado “Escrever é um Desafio”, pelos próprios alunos.
            O interesse pelo tema surgiu  quando a turma realizou uma  atividade prática sobre a escrita cuneiforme(do povo sumério, que fazia inscrição  dos símbolos em placas de argila com instrumentos em forma de  cunha, daí  o nome “cuneiforme”). Em uma placa de madeira  com massa de modelar caseira, os alunos escreveram usando símbolos.
            A partir daí surgiu o interesse em pesquisar outros sistemas de escrita. Os alunos foram em busca de informações sobre hieróglifos, sistema de escrita chinês, japonês e coreano, e ainda sobre o alfabeto Braille e o nosso alfabeto fonético.
            O material produzido (placas, cartazes e desenhos) foi exposto na sala e os alunos explicaram para 1º   e  2º anos o trabalho que foi desenvolvido pela turma.

 

Fantoches e a história: A Ovelha Bolinha

A história envolvente da ovelha bolinha associa a narrativa da história bíblica da ovelha perdida narrada por Jesus e que pode ser encontrada em Lucas 15.3-7, com o lúdico. As crianças aprendem e se divertem de uma forma participativa, estimulando atitudes de amor e acolhimento. Os personagens da história foram confeccionados e interpretados pelos alunos do 5º ano na disciplina de Artes e Ensino Religioso com a professora Lílian Kohlrausch, os personagens são eles: A ovelha bolinha: Schaiane Pilger; o pastor: Matheus Glienke; a borboleta: Bruna L.Musscopp; o lobo: Weslei Glienke; a ovelha: Guilherme Quevedo Dias e a narradora: Anita Arnt.