segunda-feira, 7 de junho de 2010

1º Encontro Escolar de Educação Ambiental



No dia 02 de junho de 2010, em comemoração à semana do Meio Ambiente, realizou-se o Iº Encontro Escolar de Educação Ambiental da E.M.E.F. Marcílio Dias, envolvendo direção, professores e alunos das séries iniciais e finais. As pesquisas com temas ambientais, foram lançadas já no início do ano com a divulgação do Projeto “Escola Marcílio Dias, direcionando ações para o bem comum”
O referido encontro foi uma experiência nova, que envolveu diferentes apresentações de Propostas de Pesquisas, para que possamos entender que tudo na Natureza tem alguma relação, compreender que cada semente que plantamos é importante para nossa vida e para vida do Planeta.
Os temas das pesquisas tinham por objetivo mostrar aos alunos que é necessário conhecer o que os cerca para entender melhor a dinâmica do ambiente. Com a intenção, que isso seja o primeiro passo para que os alunos percebam os ciclos da natureza e que as informações obtidas possam ser aplicadas no seu dia a dia. Os trabalhos proporcionaram novas teorias e descobertas, ajudando a reconhecer as ameaças ao meio ambiente e descobrir formas de conservá-lo.
É importante ressaltar, que as pesquisas estavam interligadas aos conteúdos de cada série, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, referentes ao ar, água, solo, fauna e flora.
Os alunos buscaram informações na biblioteca, internet, instituições ligadas ao meio ambiente, fizeram slides e experiências de acordo com o assunto pesquisado, demonstrando para os demais colegas e professores do educandário, e permitindo desenvolver a expressão oral e desinibição.
Percebeu-se que foi um momento bastante válido para que possamos refletir sobre as nossas atitudes em favor da conservação da natureza.

Um comentário: